Concurso "Água... um desafio"

 

O concurso “Água… um desafio!” é uma iniciativa do Sistema Itinerante Bragabrinca.

Esta iniciativa visa motivar as crianças/jovens para um maior e melhor conhecimento dos recursos hídricos disponíveis. Sensibilizar para o consumo e utilização racional da água, recurso  actualmente escasso e raro, com o intuito de se minimizar o seu desperdício. Fomentar a responsabilidade civil da utilização e conservação deste recurso comum.

(Inscrições até dia 24 de Março de 2008  -  Contactar Dr.ª Catarina Certal)

 

 

VI Concurso de Fontes e Fontanários

(Câmara Municipal de Braga - Março 2008)

É com muita satisfação que divulgámos a participação do Sistema Itinerante Bragabrinca com a colaboração dos seus jovens, no VI Concurso de Fontes e Fontanários (iniciativa da Câmara Municipal de Braga).

Esta iniciativa tem em vista motivar as crianças e jovens para um maior, e melhor, conhecimento das fontes e fontanários públicos do Concelho de Braga, de forma a valorizarem o recurso água, assim como, respeitarem os monumentos, a história e a cultura de uma região, evitando-se a degradação do seu património.

 

Comemoração do Dia Mundial da Água - 22 de Março de 2008

 

 

 

VIII Concurso de Jogos Florais

(Câmara Municipal de Braga - Março 2008)

É com muita satisfação que divulgámos a participação do Sistema Itinerante Bragabrinca com a colaboração dos seus jovens, no VIII Concurso de Jogos Florais (iniciativa da Câmara Municipal de Braga).

 

Os Jogos Florais são uma iniciativa do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga.

Esta iniciativa, que apresenta como tema as áreas verdes, baseia-se na "Postura sobre Parques, Jardins e Zonas Verdes" e visa a sensibilização dos munícipes para uma maior colaboração na preservação da qualidade do ambiente urbano, usandoa criatividade.

Modalidades desta iniciativa:

1. Tecelagem com materiais reutilizáveis;

2. Planta gigante com materiais reutilizáveis;

3. Espantalho com materiais reutilizáveis;

4. Instrumento musical com materiais reutilizáveis;

5. Ecoponto com materiais reutilizáveis;

 

 

Comemoração do Dia Mundial da Floresta - 21 de Março de 2008

 

 

 

IV Concurso Eco-Natal

(Câmara Municipal de Braga - Dezembro 2007)

 

 

É com muita satisfação que divulgámos a participação do Sistema Itinerante Bragabrinca com a colaboração dos seus jovens, no IV Concurso Eco-Natal (iniciativa da Câmara Municipal de Braga).

 

 

O Natal está cada vez mais esvaziado da sua essência, sendo um período do ano de grande consumismo, e tornando-se o "usar e deitar fora" mais evidente. Assim, é essencial sensibilizar a população para a redução na produção de resíduos, para a reutilização de materiais e para a reciclagem dos mesmos.

 

 

Regulamento do concurso

1. O concurso Eco-Natal é uma iniciativa do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga.

 

2. Esta iniciativa tem como objectivo estimular a imaginação e a criatividade das crianças e jovens em idade escolar.

 

3. Os trabalhos devem ser inéditos e colectivos (todos deverão pertencer ao mesmo escalão).

 

4. Destinatários: jovens do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básico do Concelho de Braga.

 

5. A modalidade é uma só, incluindo árvores de Natal, centros decorativos, coroas de Natal, ornamentos vários e pequenos presentes de Natal a partir de resíduos sólidos urbanos.

 

6. A medida máxima é de 1,5 metros, incluindo a eventual base de sustentação. Para a sua construção, devem ser só utilizados materiais reutilizáveis (embalagens de plástico, metal ou cartão complexo, papel de revista, jornais, tecidos, etc) sendo a única excepção os materiais de adesão, tais como colas e agrafos.

 

7. Os trabalhos a concurso, integrarão uma exposição a realizar na Casa dos Crivos, em data a designar conjuntamente com os trabalhos do 16º Concurso de Presépios, em Dezembro de 2007.

 

 

 

 

Concurso "Linhas & Letras"

 

No mês em que se comemora o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christhian Andersen e com o objectivo de fomentar a escrita e a criatividade das crianças, o IPLB/PNL vai lançar na Net um passatempo, em que poderão participar as crianças dos 6 aos 12 anos.



João Vaz de Carvalho
- Nasce em 1958.
- Pinta, ilustra e expõe desde 1987.
- Tem colaborado ao longo dos anos com diversas galerias, tais como, Galeria Altamira, Galeria Trema e Galeria Novo Século, onde expôs individualmente e participou nos mais diversos projectos. Tem sido representado por estas galerias em diversas Feiras de Arte Contemporânea.
- Como ilustrador, desde 1988 que é uma presença constante nas páginas da imprensa portuguesa, tendo colaborado com a maioria dos títulos nacionais.
- Ilustrou diversos livros infantis e realizou capas para livros de várias editoras.
- Tem sido regularmente seleccionado para exposições na área da ilustração, designadamente, "Ilustração Portuguesa", "Ilustrarte", Prémio Stuart de Desenho de Imprensa", "World Press Cartoon", etc.
- Ganha o 1º Prémio da Ilustrarte 2005, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, ao qual concorreram 920 ilustradores de todo o mundo.




Regulamento:

1 - O Passatempo tem por base a elaboração de um trabalho escrito que pode revestir a forma de um pequeno conto, de um poema ou de uma banda desenhada.
 


2 - Inspirando-se nas 5 imagens disponíveis no site do IPLB, da autoria do pintor e ilustrador João Vaz de Carvalho, cada concorrente deve enviar um trabalho individual, por e-mail ou pelo correio, endereçado a Passatempo Linhas & Letras - Instituto Português do Livro e das Bibliotecas - Campo Grande, 83, 1700-088 Lisboa, com os seguintes dados: nome, idade, morada, telefone e e-mail.
 


3 - O prazo de envio dos trabalhos decorre até ao dia 15 de Maio.
 


4 - O resultado do Passatempo é anunciado no dia 1 de Junho, Dia da Criança, nos sites do IPLB, do PNL e directamente, por e-mail ou correio, aos vencedores.
 


5 - O trabalho não pode exceder as 2 páginas A4. Se for manuscrito, deve ser redigido numa caligrafia bem legível.
 


6 - O trabalho pode revestir uma das seguintes formas:

- Inventar uma história em que se articulem personagens representadas nas imagens;
- Escrever um poema inspirado numa ou em várias personagens;
- Imaginar um diálogo entre duas ou mais personagens (cada uma deverá ser minimamente caracterizada e ter um nome);
- Criar uma banda desenhada em que os protagonistas são as personagens das ilustrações;
- Utilizar uma ou mais ilustrações para recontar uma história tradicional, fazendo os ajustamentos necessários (a história da carochinha, por ex., poderá apresentar um outro protagonista, como um personagem masculino que de repente fica rico e…)
 


7 - O Júri será constituído por elementos do IPLB e do Plano Nacional de Leitura e por João Vaz de Carvalho, a quem caberá a decisão final em caso de empate. Saliente-se que um dos critérios de apreciação dos trabalhos é a adequação do texto à idade do concorrente.
 


8 - Haverá um prémio para cada género: narrativa, poesia e banda desenhada.
 


9 - Os premiados receberão uma selecção de livros e passarão uma tarde, em data a definir, no atelier do artista João Vaz de Carvalho, em Carcavelos, onde terão contacto com as principais técnicas usadas na ilustração.

(consultar pormenores do concurso na Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas