E-learning

 

O e-learning é um processo que aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da aprendizagem e da formação.

O e-learning é uma metodologia de aprendizagem e caracteriza-se pelo uso da Internet. Os formandos dispõem de conteúdos pedagógicos de audiotexto e videotexto com os quais vão interagir.
 

O termo e-Learning é fruto de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. Ambas as modalidades convergiram para a educação on-line e para o treino baseado em Web, que no final resultou no e-Learning.
 


É um processo personalizado, que permite a flexibilidade em termos de tempo e espaço, pois formador e aluno não se encontram fisicamente no mesmo local, mas ligados através da rede. É através da Internet que são transmitidos os conteúdos educativos e é feito o acompanhamento pelo formador.

 

Esta metodologia permite ao formando aprender ao seu ritmo, desenvolvendo as competências individuais que necessita, no menor tempo possível.

 

Um curso de e-learning está dividido por unidades de conhecimento, que representam graus de evolução. O formando é avaliado em cada módulo pelo seu desempenho, o que lhe permite obter o feedback necessário para corrigir os erros e identificar os progressos efectuados.

 

O e-learning é apenas uma das várias formas de Formação à Distância. A formação à distância é um processo de aprendizagem que implica a separação temporal e/ou local entre formador e formando e quando esta acção formativa é efectuada via Internet ou intranet fala-se de e-learning.
 

 


Vantagens da aprendizagem electrónica:  

            * Inovação em processos de formação;

            * Redução e racionalização dos recursos;

            * Flexibilidade de ensino e aprendizagem;

            * Auto-formação;

            * Flexibilidade temporal;

            * Formação para activos;

            * Interactividade fácil;

            * Distribuição rápida dos conteúdos;

            * Acessibilidade a conteúdos mais apelativos;

            * Acessibilidade da valorização pessoal ou profissional;

            * Ritmo personalizado;



Em Portugal a oferta de cursos de e-Learning resume-se a 15 entidades creditadas pelo INOFOR e centra-se em três àreas:


            * Serviços (empresas que fornecem consultoria em e-Learning, integração de sistemas e desenvolvimento de soluções);

            * Conteúdos (empresas que produzem e distribuem cursos online, sistemas multimédia, simuladores, testes e questionários);

            * Tecnologia (empresas que desenvolvem e comercializam sistemas de gestão da formação online, sistemas de autor e outras tecnologias de suporte ao e-learning);



Alguns dos cursos são especializados e destinam-se a um público já com uma sólida formação de base informática, mais motivado e capacitado para efectuar a sua auto-formação utilizando metodologias de ensino à distância.

O e-learning exige motivação para obter conhecimentos e apetência pelas tecnologias da Informação e Comunicação.
 

 

 


Desvantagens do e-learning :

            * Ausência de relação humana formador/formandos;

            * Conteúdos mais generalistas;

            * Contingência tecnológica - largura de banda e terminais;

            * Exige alguns conhecimentos tecnológicos;

            * Reduzida confiança neste tipo de estratégias educativas;

            * Custos elevados dos cursos e do material;

            * Pressupõe a utilização de um computador ligado à corrente;


Um bom curso de e-learning deve ter formadores capazes de gerir instituições de e-learnig, formar à distância, conceber e desenvolver conteúdos especializados e prestar serviços de helpdesk aos utilizadores.

 

O e-learning é uma alternativa pedagógica em expansão, que ainda está a afirmar-se em Portugal, embora já seja utilizado por diversas instituições como ferramenta ou meio para formar pessoas.

A aptidão das instituições para criar cursos de e-learning está a aumentar a oferta. São cada vez mais aquelas que vêem no ensino à distância uma das grandes tendências do futuro.

A adesão a estes cursos ainda não é muita, pois a desconfiança e o desconhecimento desta nova metodologia é um entrave à sua credibilidade.

 

 

 

E-learning síncrono X assíncrono
 


Existem duas formas distintas de ensinar através do e-learning: Síncrono e Assíncrono.

Síncrono é quando professor e aluno estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos síncronos: Telefone, Chat, Vídeo Conferência, Web conferência. Através da Web conferência o professor ministrará a aula e os alunos, via WEB. Este modelo é o que mais se assemelha ao ensino presencial.


Já no e-learning Assíncrono, professor e alunos não estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos assíncronos: e-mail e fórum. No e-learning corporativo, muitos projectos não tem professor. O aluno inscreve-se quando quiser, participa quando quiser e termina quando quiser. O que representa um curso com pouco custo variável, ou seja, custo baixo para grande número de alunos. No e-learning assíncrono com um professor, este irá responder a dúvidas, participar de discussões em momentos diferentes do tempo.



Antes do advento da informática, o EaD era possível somente de duas formas: "um para muitos" (tv,rádio) e "um para um" (ensino por correspondência). Após a chegada da internet mais uma possibilidade foi acrescentada, "muitos para um".por esse motivo fica difícil falarmos em ensino à distância, sem a internet.

 

(fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)