Portfólio

 

O que é?

 

O termo portfólio tem a sua origem no meio artístico referindo-se a uma colecção de produções que de alguma forma reflectem ou traduzem um percurso. Actualmente este conceito extravasou o mundo das artes e tem múltiplas aplicações.

 

Em educação, os portfólios assumem frequentemente duas vertentes: a de aprendizagem e a de avaliação. Sem perder de vista que um portfólio de avaliação também o é de aprendizagem, pois o que se pretende é avaliar as aprendizagens efectuadas pelos alunos não só em termos de produtos mas também de processos.

 

Podemos ver o portfólio de aprendizagem como uma colecção significativa dos trabalhos que o aluno vai produzindo e que ilustra os seus esforços, os seus progressos e as suas realizações em diferentes domínios e que não dispensa uma componente reflexiva explícita. Assim, do portfólio do aluno devem fazer parte as suas reflexões sobre os esforços que desenvolve, os objectivos que define para si próprio e as estratégias que se propõe para os alcançar.

 

Os elementos coligidos num portfólio devem ser datados, ilustrativos de um percurso que se torna evidente não apenas pela ordem cronológica dos trabalhos eleitos, mas também pela reflexão que permite estabelecer ligações entre eles.

 

 

 

Que objectivos para o Portfólio?

 

Pode identificar-se como grande objectivo para a construção do portfólio suportar a reflexão que pode ajudar os estudantes a entenderem a sua própria aprendizagem e proporcionar um enquadramento ao trabalho que permite documentar o seu crescimento ao longo do tempo.

Este grande objectivo pode ser desdobrado noutros:

    * identificar aprendizagens;

    *documentar aprendizagens;

    * ajudar na estruturação da aprendizagem

    * identificar o que ainda há para aprender;

    * desenvolver estratégias de aprendizagem;

    * aprender com os outros;

 

 

 

O que incluir num Portfólio?

 

Os elementos eleitos para constar de um portfólio devem ser escolhidos em função dos objectivos da aprendizagem e reflectir critérios previamente negociados com os alunos.

Assim, podem ter sentido:

        * Evidências das diferentes produções;

        * Fichas de trabalho;

        * Esquemas;

        * Fichas de leitura;

        * Fichas de pesquisa;

        * Registos de fontes de informação consultadas;

        * Reflexões sobre o trabalho desenvolvido;

        * Planos de trabalho futuro, reformulações de trabalhos anteriores;

        * Balanços de actividades realizadas;

        * Auto-avaliações;

        * Listas de actividades;

        * Comentários pessoais sobre a turma ou a escola;

        * Comentários de pessoas relevantes para o percurso de aprendizagem;

(fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)

 

 

Agora vamos fazer os nossos portfólios...